Pular para o conteúdo principal

É proibido ser obeso no Japão!



Ser obeso é ilegal em Japão. As empresas estão obrigadas a medir a cintura de seus empregados e denunciar aos que se saem das medidas. Por isso as clínicas de emagrecimento tornaram-se altamente necessárias. O país tem uma das populações mais saudáveis do mundo mas as autoridades obrigam às empresas a medir a cintura de seus empregados.

Imagem ilustativa


A obesidade tornou-se um problema mundial. Inclusive em África, onde milhões de pessoas sofrem de fome, também milhares padecem esta doença. Talvez por isso, em Japão as autoridades tomaram o assunto com uma lei que pretende prevenir o aumento de pessoas com este problema.

Desde 2008, uma norma obriga às empresas a medir a cintura dos empregados maiores de 40 anos. A medida não pode superar os 85 cm para os homens e 89,9 cm para as mulheres. As companhias devem denunciar quem não cumpram com o estabelecido.

As pessoas com sobrepeso têm até 3 meses para perder os quilos a mais e se não o conseguem, o Estado pode ordenar que assistam a sessões de terapia obrigatórias. É por isso que as clínicas de emagrecimento se tornaram muito populares e também caras.

O temor das autoridades baseia-se em que as novas gerações incorporaram à saudável dieta japonesa cada vez mais alimentos ocidentais ricos em gorduras.
Mas os críticos da medida dizem que as normas governamentais especialmente quanto às cinturas masculinas - são simplesmente severas demais, e que mais de metade dos homens serão classificados como acima do peso. O efeito, dizem, será encorajar o uso excessivo de medicamentos e, em última análise, elevar os custos de saúde no país.

Yoichi Oguchi, professor da Escola de Medicina da Universidade Tokai, perto de Tóquio, e especialista em saúde pública disse que "não existe qualquer necessidade" de que os japoneses percam peso. "Não acredito que a campanha terá qualquer efeito positivo. Se algo assim fosse adotado nos Estados Unidos, haveria benefícios reais, porque há muitos norte-americanos que pesam mais de 100 quilos", afirmou Ogushi. "Mas os japoneses são tão esbeltos que eles não podem arcar com o risco de perder peso".

Ogushi na verdade foi um pouco mais rigoroso com os norte-americanos do que estes merecem. Uma pesquisa do Centro Nacional de Estatísticas de Saúde dos Estados Unidos constatou que a cintura média entre os norte-americanos brancos era de 99 centímetros, 2,5 centímetros abaixo da norma estabelecida pela Federação Internacional do Diabetes. As mulheres norte-americanas não se saíram tão bem, com uma cintura média de 92,7 centímetros cerca de cinco centímetros acima da norma de 88 centímetros.

A diferença entre os padrões reflete as variações de altura e de tipo de corpo para os homens e mulheres japoneses. Os números comparáveis para os japoneses são escassos, mas um estudo de 1998 sobre uma amostra de trabalhadores de escritório constatou uma cintura média de 78 centímetros. Mas esse resultado modesto aparentemente não bastou para atenuar as preocupações dos burocratas da saúde do Japão.


Fonte: Bulhufas e Terra

Comentários

  1. bom,eu moro no Japao tem 6 anos,e como tenho corpo de brasileira,digo uma coisa,é extremamente dificil pra mim achar roupas que me sirvam!na verdade,não só roupas,mas sapatos tambem...

    ResponderExcluir
  2. O Japão tem pessoas esbeltas porque o povo é disciplinado e sabe que quando você vive numa ilha, não pode haver exageros. Duvido que existam restaurantes com buffet livre por lá.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, existem sim, Yakiniku é o mais comum por lá, além do mais, fast food é barato e opção quando não temos dinheiro, eu não sei da onde esse blog tirou essa informação, mas eu morei no japão durante 3 anos, sou obesa, nunca sofri preconceito ou me indicação para médico, terapia, seja lá o que for. Realmente é raro ver japoneses obesas, mas creio eu que isso seja porque é um país que por ter pouca carne, e o mais consumido seja peixe, fica fácil mesmo...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quais as conseqüências de viver sem lazer?

Existem três abordagens diferentes sobre o lazer e o trabalho: 1.o trabalho é a parte séria da vida e o lazer deve estar subordinado a ele ou, então, nem mesmo existir, pois é perda de tempo; 2.o lazer é considerado como o grande objetivo da vida e o trabalho é só um meio de atingi-lo; 3. trabalho e lazer são partes iguais e de mesma importância para uma vida sadia, e cada um deles pode enriquecer consideravelmente o outro. Muitas sociedades em todo o mundo são caracterizadas pela insatisfação crescente,estresse, tédio, falta de atividade física, falta de criatividade e alienação na vida cotidiana das pessoas. Todas essas características podem ser aliviadas pela participação em atividades de lazer. Lazer se refere a uma área específica da experiência humana com seus próprios benefícios, incluindo liberdade de escolha, criatividade, satisfação, diversão e aumento de prazer e felicidade. Constitui um meio privilegiado para o desenvolvimento pessoal, social e econômico

Esquadrão da Moda Plus Size

Olá! Acredito que vcs já assistiram o programa Esquadrão da Moda. Pois é, então selecionei alguns episódios de mulheres plus size precisando de uma ajuda no look. Hoje vamos conhecer um pouco sobre a Amanda Pina. Vamos assitir?! Se quiserem podem deixar suas opiniões. Para se inscrever no Esquadrão da Moda   Clique Aqui.

Ganhe dinheiro em casa! Acessórios femininos

A quarentena tirou o sono de muitas famílias, mas venho lhe oferecer ser dona do seu próprio negócio.  O mercado da #moda está aquecendo. Revenda acessórios artesanais. São colares que toda mulher precisa e gosta de usar. 💋 Colares são peças chaves para qualquer look.  Peças a partir de R$12,00 no atacado Lucro garantido de 100%  👍 Entre em contato e solicite catálogo  Entre em contato  Instagram @mimos_depano  email: mimosdepano66@gmail.com #acessoriosfemininos #ganhe dinheiro #modafeminina