Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 20, 2013

Gordinhas saudáveis desafiam IMC

Estudo aponta que, sozinha, fórmula de calcular o peso dividido pela altura ao quadrado não mensura risco à saúde. Check-ups aprovam silhueta plus size.

Durante anos, a fórmula que divide o peso pela altura ao quadrado, chamada de Índice de Massa Corporal (IMC), reinou absoluta na matemática da dieta .

Quando o resultado da conta superava o algarismo 25, o sinal claro era de que a saúde exigia o emagrecimento calcule seu IMC aqui.

Recentemente, as gordinhas saudáveis entraram para equação. Trazidas pela onda plus size, elas provocaram reviravolta na medicina. A última sacudida no reinado do IMC foi provocada por ampla pesquisa, publicada este mês no Journal of the American Medical Association (Jama), uma das publicações científicas mais respeitadas no meio médico.

Os pesquisadores revisaram 97 estudos (envolvendo 2,9 milhões de pessoas) e constataram que os inseridos na categoria sobrepeso – com IMC entre 25 e 30 – apresentavam risco de morte 6% menor do que os catalogados como magros no …