Pular para o conteúdo principal

É proibido ser obeso no Japão!



Ser obeso é ilegal em Japão. As empresas estão obrigadas a medir a cintura de seus empregados e denunciar aos que se saem das medidas. Por isso as clínicas de emagrecimento tornaram-se altamente necessárias. O país tem uma das populações mais saudáveis do mundo mas as autoridades obrigam às empresas a medir a cintura de seus empregados.

Imagem ilustativa


A obesidade tornou-se um problema mundial. Inclusive em África, onde milhões de pessoas sofrem de fome, também milhares padecem esta doença. Talvez por isso, em Japão as autoridades tomaram o assunto com uma lei que pretende prevenir o aumento de pessoas com este problema.

Desde 2008, uma norma obriga às empresas a medir a cintura dos empregados maiores de 40 anos. A medida não pode superar os 85 cm para os homens e 89,9 cm para as mulheres. As companhias devem denunciar quem não cumpram com o estabelecido.

As pessoas com sobrepeso têm até 3 meses para perder os quilos a mais e se não o conseguem, o Estado pode ordenar que assistam a sessões de terapia obrigatórias. É por isso que as clínicas de emagrecimento se tornaram muito populares e também caras.

O temor das autoridades baseia-se em que as novas gerações incorporaram à saudável dieta japonesa cada vez mais alimentos ocidentais ricos em gorduras.
Mas os críticos da medida dizem que as normas governamentais especialmente quanto às cinturas masculinas - são simplesmente severas demais, e que mais de metade dos homens serão classificados como acima do peso. O efeito, dizem, será encorajar o uso excessivo de medicamentos e, em última análise, elevar os custos de saúde no país.

Yoichi Oguchi, professor da Escola de Medicina da Universidade Tokai, perto de Tóquio, e especialista em saúde pública disse que "não existe qualquer necessidade" de que os japoneses percam peso. "Não acredito que a campanha terá qualquer efeito positivo. Se algo assim fosse adotado nos Estados Unidos, haveria benefícios reais, porque há muitos norte-americanos que pesam mais de 100 quilos", afirmou Ogushi. "Mas os japoneses são tão esbeltos que eles não podem arcar com o risco de perder peso".

Ogushi na verdade foi um pouco mais rigoroso com os norte-americanos do que estes merecem. Uma pesquisa do Centro Nacional de Estatísticas de Saúde dos Estados Unidos constatou que a cintura média entre os norte-americanos brancos era de 99 centímetros, 2,5 centímetros abaixo da norma estabelecida pela Federação Internacional do Diabetes. As mulheres norte-americanas não se saíram tão bem, com uma cintura média de 92,7 centímetros cerca de cinco centímetros acima da norma de 88 centímetros.

A diferença entre os padrões reflete as variações de altura e de tipo de corpo para os homens e mulheres japoneses. Os números comparáveis para os japoneses são escassos, mas um estudo de 1998 sobre uma amostra de trabalhadores de escritório constatou uma cintura média de 78 centímetros. Mas esse resultado modesto aparentemente não bastou para atenuar as preocupações dos burocratas da saúde do Japão.


Fonte: Bulhufas e Terra

Comentários

  1. bom,eu moro no Japao tem 6 anos,e como tenho corpo de brasileira,digo uma coisa,é extremamente dificil pra mim achar roupas que me sirvam!na verdade,não só roupas,mas sapatos tambem...

    ResponderExcluir
  2. O Japão tem pessoas esbeltas porque o povo é disciplinado e sabe que quando você vive numa ilha, não pode haver exageros. Duvido que existam restaurantes com buffet livre por lá.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, existem sim, Yakiniku é o mais comum por lá, além do mais, fast food é barato e opção quando não temos dinheiro, eu não sei da onde esse blog tirou essa informação, mas eu morei no japão durante 3 anos, sou obesa, nunca sofri preconceito ou me indicação para médico, terapia, seja lá o que for. Realmente é raro ver japoneses obesas, mas creio eu que isso seja porque é um país que por ter pouca carne, e o mais consumido seja peixe, fica fácil mesmo...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

:: A moda pede coletes, saiba como usar o seu! ::

Olá meninas, uma das tendências deste inverno, são os coletes, pode-se dizer que seja um acessório, que vai dar aquele "tchan" na sua roupa, mas é claro, precisamos saber como combiná-los com certas roupas e principalmente com o nosso tipo físico, vamos lá?!

Não importa a época que se encontra, os coletes sempre vão bem ao look feminino, para dar uma realçada no visual e deixar personalizado. Mas cuidado na hora de escolher a cor e corte, por isso hoje daremos algumas dicas de como usar coletes.

 Há coletes para todos os gostos e estilos, podem ser usados com peças básicas como regatas e cores neutras, camisas e vestidos, porém o look colete e camisa são considerados por alguns estilistas como ultrapassado e antigo por seu caráter formal, a dica, portanto é combiná-los a blusas curtas e mais modernas.
Coletes jeans também estão em alta, invista em lavagens claras e soltas. Para as mais modernas que não tem medo de ousar invistam em coletes com tachinhas, ombros marcado…

Uxi Amarelo - redução de gorduras.

Pesquisa  avalia eficácia de  planta na redução de  gordura  no  fígado, no  AM. Uxi Amarelo se mostra eficaz na redução e até cura de doenças do fígado.
Estudo foi realizado em ratos obesos submetidos à ração experimental.
O Uxi Amarelo (Endopleura Uchi), planta da região amazônica, pode ser utilizada no tratamento da esteatose hepática, doença popularmente conhecida como gordura no fígado. A constatação foi apontada no estudo intitulado 'Indução da esteatose hepática com ração experimental e tratamento com Endopleura Uchi', realizado pela estudante do 8º período do curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), Natasha Valois Castelo.
Segundo ela, o estudo científico é pioneiro na área, porque visa melhorar um quadro onde não há tratamento medicamentoso eficiente, e enfatiza a importância da flora amazônica, por se tratar de uma pesquisa que usa uma planta da região qu…

: SENSACIONAL - DIETA DA BANANA! :

Gente, tá uma loucura o assunto da nova dieta da banana, várias pessoas confirmaram a perda de peso.

Receita que vem do Japão mata rapidamente a fome e regula o impulso de comer doces; confira as regras desta receita.
Talvez você já tenha ouvido falar que os japoneses desenvolveram uma dieta sem restrições alimentares que ajuda a emagrecer super rápido. É a dieta da banana matinal, que exige apenas que você coma a fruta, de preferência quatro delas, no café da manha, sempre acompanhada de dois copos de água morna ou chá.

Consumir a iguaria desta forma barra o impulso de comer ao longo do dia, afirma a VIVA MAIS!. O médico japonês Hitoshi Watanabe, especialista em medicina preventiva e idealizador da nova dieta, diz que além de matar rapidamente a fome, a banana carrega enzimas capazes de acelerar a digestão.

“Vale lembrar que ela também é rica em fibras que se ligam a moléculas de água e formam um tipo de gel que cria grande sensação de saciedade”, complementa a nutricionista e fitoterape…