domingo, 17 de fevereiro de 2013

Quais as conseqüências de viver sem lazer?



Existem três abordagens diferentes sobre o lazer e o trabalho:

1.o trabalho é a parte séria da vida e o lazer deve estar subordinado a ele ou, então, nem mesmo existir, pois é perda de tempo;
2.o lazer é considerado como o grande objetivo da vida e o trabalho é só um meio de atingi-lo;
3. trabalho e lazer são partes iguais e de mesma importância para uma vida sadia, e cada um deles pode enriquecer consideravelmente o outro.






Muitas sociedades em todo o mundo são caracterizadas pela insatisfação crescente,estresse, tédio, falta de atividade física, falta de criatividade e alienação na vida cotidiana das pessoas. Todas essas características podem ser aliviadas pela participação em atividades de lazer.

Lazer se refere a uma área específica da experiência humana com seus próprios benefícios, incluindo liberdade de escolha, criatividade, satisfação, diversão e aumento de prazer e felicidade. Constitui um meio privilegiado para o desenvolvimento pessoal, social e econômico; é um aspecto importante de qualidade de vida. Lazer é também um produto cultural e industrial que gera empregos, bens e serviços. Fatores políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais podem ampliar ou dificultar o lazer.

O lazer promove a saúde e o bem-estar geral oferecendo uma variedade de oportunidades que possibilitam aos indivíduos e grupos escolherem atividades e experiências que se adeqüem às suas próprias necessidades, interesses e preferências

As sociedades são complexas e inter-relacionadas e o lazer não pode ser separado de outras metas da vida. Para atingir um estado de bem-estar físico, mental e social, um indivíduo ou grupo deve ser capaz de identificar e realizar aspirações, satisfazer necessidades e interagir positivamente com o ambiente. O lazer é, portanto, visto como um recurso para melhorar a qualidade de vida.

Imagem ilustrativa

Imagem Ilustrativa


Conceito Final

O lazer como aproveitamento do tempo para descanso, prazer e recreação, após as atividades laborais e domésticas começou a ter importância no século XX.

A necessidade e a importância do lazer diferencia-se entre as pessoas. Há as que privilegiam o trabalho, as que privilegiam o lazer, e aquelas que equilibram as duas atividades.

Estudos mostram que o lazer adequado a cada pessoa, pode melhorar a qualidade de vida, o relacionamento inter-pessoal e ainda a produtividade laborativa.

Conseguir manter um equilíbrio entre as suas atividades e o lazer pode ajudar a evitar doenças psicossomáticas.

Portanto, tente reservar um tempo só para você, descubra uma atividade prazerosa e divirta-se!

Fonte: http://lazer.pbworks.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário