sábado, 8 de outubro de 2011

:: Anvisa proibe inibidores de apetite ::

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta semana retirar do mercado medicamentos emagrecedores (inibidoras de apetite) que contêm anfetamina: femproporex, anfepramona e mazindol. A decisão começa a valer em dezembro.

Já a substância mais comum e utilizada no país – a sibutramina – foi mantida, com restrições. Ela é proibida em vários países, como Estados Unidos e na União Europeia. No Brasil, permanecerá no mercado, mas não pode ser prescrita por um período superior a 60 dias e o paciente deve ter Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 30, o que indica obesidade. 

foto divulgação
Além disso, o paciente deve assinar um documento confirmando estar ciente dos riscos que corre.
Os maiores riscos, segundo estudos, são cardiovasculares, de dependência e até problemas psiquiátricos. A sibutramina age no sistema nervoso central, onde reduz a recaptação dos neurotransmissores responsáveis pelo apetite e saciedade.

   
Médicos
O Conselho Federal de Medicina (CFM) informou que pode entrar na Justiça contra a medida da Anvisa. “O tema será levado a debate em sessão plenária da entidade, prevista para ocorrer de 5 a 7 de outubro”, disse a entidade em nota. Na ocasião, “serão definidas as medidas judiciais cabíveis para proteger a saúde da população e garantir a autonomia dos médicos na escolha das opções terapêuticas reconhecidas cientificamente”.

 Fonte: visãooeste.com.br

Um comentário:

  1. AXO ISSO UMA IDIOTICE CADA UM SABE O QUE FAZ E PRONTO EU TOMEI FEMPROPOREX ANO PASSADO E SOU MAGRA ATE HJ E NAO ME DEU NENHUM EFEITO COLATERAL
    ISSO VALE DE CADA PESSOA

    ResponderExcluir