segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Uxi Amarelo - redução de gorduras.


Pesquisa  avalia eficácia de  planta na redução de  gordura  no  fígado, no  AM.

Uxi Amarelo se mostra eficaz na redução e até cura de doenças do fígado.
Estudo foi realizado em ratos obesos submetidos à ração experimental.


O Uxi Amarelo (Endopleura Uchi), planta da região amazônica, pode ser utilizada no tratamento da esteatose hepática, doença popularmente conhecida como gordura no fígado. A constatação foi apontada no estudo intitulado 'Indução da esteatose hepática com ração experimental e tratamento com Endopleura Uchi', realizado pela estudante do 8º período do curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), Natasha Valois Castelo.


Segundo ela, o estudo científico é pioneiro na área, porque visa melhorar um quadro onde não há tratamento medicamentoso eficiente, e enfatiza a importância da flora amazônica, por se tratar de uma pesquisa que usa uma planta da região que se mostra eficaz na redução até mesmo na cura de doenças do fígado.
Uxi Amarelo se mostra eficaz na redução e até cura de doenças do fígado (Foto: Ricardo Oliveira/Fapeam)
Foto ilustrativa
Ainda de acordo com Natasha Castelo, a gordura no fígado, conhecida como esteatose ou Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA), tem sido considerada a forma mais comum de doença hepática no mundo ocidental, relacionada principalmente à obesidade. A doença abrange vários casos, desde os de esteateose simples, até os de estato-hepatite e fibrose, podendo evoluir para a cirrose e carcinoma hepatocelular (CHC).
Ela também afirmou que o estudo experimental teve como finalidade reduzir a esteatose hepática (gordura no fígado) em ratos obesos submetidos à ração hiperproteicolipídica experimental. "Os resultados mostraram conclusões e resultados fantásticos, como a redução significativa de peso, e da redução do colesterol total LDL, dos triglicerídios, e o aumento do colesterol HDL. Além da infusão de Uchi não alterar em nada as funções hepáticas, mostrou que o chá de Uchi é seguro e tem alta eficácia para redução de esteatose hepática, porém mais pesquisas devem ser feitas, porque o estudo foi pioneiro nessa área", explicou.
Metodologia
A pesquisadora destacou que o estudo foi desenvolvido a partir da esteatose não alcoólica (gordura no sangue) que foi induzida em ratos wistar machos, com oito semanas de vida, por meio de dieta hiperlipídica durante 40 dias. Após esse período, os animais foram divididos em dois grupos de seis animais cada. Os do primeiro grupo foram submetidos à dieta padrão administrada com chá de Endopleura Uchi por um período de quatro semanas, e os do segundo grupo à dieta padrão pelo mesmo período do primeiro, mas sem o chá.
Resultados
Segundo Natasha Castelo, nos animais do primeiro grupo, submetidos ao chá de Endopleura Uchi, foi constatada a diminuição do colesterol LDL, triglicerídeos, e o aumento do colesterol HDL, além do emagrecimento significativo e a diminuição ou cura da esteatose hepática (gordura no fígado) dos ratos. "Participei de todas as etapas, sofri com as dificuldades, mas nunca desisti porque essa pesquisa valoriza não somente nossa região, mas abre portas para que novas pesquisas sejam feitas", completou.
Fonte: g1.globo

6 comentários:

  1. Depois que li essa matéria, comecei a tomar o chá de uxi amarelo.
    Estava com nível 2 de esteato-hepatite (gordura no fígado).
    Depois de 2 meses tomando zerei a gordura no fígado :D Emagreci bastante, o que me motivou a fazer dieta e caminhada pra me manter saudável.
    Conto minha história e ninguém acredita!

    ResponderExcluir
  2. Eu estou tomando o chá de uxi amarelo para tratar problemas no útero e ovários , não estava fazendo nenhuma dieta, sempre tomei vários tipos de chás para emagrecer mas não obtive sucesso, e quando menos espero, percebi que estava emagrecendo, agora estou fazendo dieta por que me motivei bastante, e continuo fazendo o tratamento com o chá.

    ResponderExcluir
  3. Comprei a erva e ainda não comecei a tomar pq tenho dúvidas de como fazer. Alguém pode me dar uma dica.

    ResponderExcluir
  4. Comprei a erva e ainda não comecei a tomar pq tenho dúvidas de como fazer. Alguém pode me dar uma dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ferva uma colher de sopa do uxi amarelo em meio litro de agua e comece a tomar ainda em jejum... deve dar uma duas xicaras.
      Eu tomo durante a manha mesmo n estando em jejum.

      Excluir