Pular para o conteúdo principal

Mulher obesa se demite por sofrer Bullying


Aos 28 anos, profissional de Cubatão, SP, resolveu procurar novos rumos.

Psicóloga acredita que 'fugir do problema' não resolve a situação.

Uma mulher de Cubatão (SP) resolveu tomar uma medida radical e pedir demissão após ser alvo constante de brincadeiras entre os colegas de trabalho. Anna Flávia Gomes, de 28 anos, afirma ter sofrido diversas formas de bullying e, por isso, optou por sair da empresa para tentar melhorar a auto-estima, destruída pelos colegas.

Analista de RH revela sofrer bullying na empresa (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)
Anna Flávia - imagem ilustrativa

Anna Flávia, que trabalhava como analista de Recursos Humanos, conta que era alvo constante das 'brincadeiras' dos colegas. "Comecei a ficar cada fez mais estressada. Por estar acima do peso, ouvi muitas coisas ruins. Tive que me afastar de muita gente por causa dessas coisas. Algumas pessoas entravam na minha sala só para perguntar se eu tinha alguma comida. No começo não levava as coisas na malícia. O problema é que começaram a me rotular de 'comilona' só porque eu estava acima do peso. Com o tempo as coisas foram piorando e até passavam meu serviço adiante falando que as outras pessoas andavam mais rápido do que eu", reclama.
As cada vez mais constantes brincadeiras fizeram com que com que Anna Flávia começasse a se isolar cada vez mais dentro da empresa. "Eu me sentia desmotivada. Procurei outra empresa para trabalhar. Em determinado momento nem ia mais almoçar no restaurante. Era comum as pessoas fazerem piadas relacionadas ao quanto eu comia. Comecei a comer lanches e engordei cada vez mais, só para comer sozinha. Nas festas de final de ano era outro problema. Sempre alguém vinha e comentava o quanto eu tinha engordado de um ano pro outro. O meu lado social ficou bastante abalado por causa disso.
Antes de se demitir, Anna Flávia tentou reverter a situação e se matriculou em uma academia de ginástica, mas também sentiu o preconceito no local. “Cheguei a entrar na academia com a minha irmã que é mais nova e mais obesa do que eu, mas no horário que a gente ia só tinha nós duas acima do peso. E não tinha um tratamento como as outras pessoas. As pessoas estão na academia para ganhar corpo. Às vezes a gente fica mais ofegante, precisa de mais um incentivo, igual ao que o instrutor está dando para outra pessoa. Só para eu e minha irmã ele não dava atenção igual. Ao invés de me ofender, eu me culpei. Fiquei pensando que se eu fosse magra o tratamento seria diferente", afirma Anna.

Além das brincadeiras de mau gosto, a analista de RH lamenta pelos prejuízos profissionais. ”Eu procuro não sofrer. Na escola era pior, mas no serviço, se eu sofrer por isso não vou conseguir ir trabalhar. No serviço, por mais que você saiba que as pessoas vão comentar, ou vão rir, ou vão por apelido, você tem que ir, motivado ou não. Tem que levantar e ir trabalhar. Isso é o mais difícil. Pelo que eu estudei, se eu tivesse outro porte físico eu poderia estar melhor. Eu já fui em entrevistas que você percebe que está sendo analisado pela sua fisionomia. Você vai ter que representar a empresa na matriz e eles querem uma pessoa modelo”, finaliza.
Pedir demissão não resolve o problema
De acordo com a psicóloga e pedagoga Flávia Henriques, o caso de Anna Flávia é clássico, típico em pessoas que sofrem por não conseguirem enfrentar as situações. Flávia explica que os colegas de trabalho devem ter percebido a fraqueza da vítima e, por isso, acabaram fazendo esse tipo de agressão. “Ninguém tem o direito de agredir outra pessoa, nem verbal, nem fisicamente. A agressão verbal é mais difícil de provar. O que a pessoa agredida pode fazer é denunciar a agressão, ou falando com o próprio agressor, ou, no caso de bullying no trabalho, passando o caso para o superior”, explica.
A psicóloga conta também que a pessoa agredida deve se impor e enfrentar a situação. “Assim como as crianças saem da escola e pessoas abandonam famílias, a vítima de bullying pode acreditar que abandonar o emprego resolva seu problema, mas não é assim. Sem enfrentar, ela sempre vai ser vítima”. Flávia lembra que o agressor também costuma ter problemas. “Os problemas dos agressores, às vezes, são mais sérios do que os apontados pelas vítimas”, finaliza.
Fonte: g1.globo

Comentários

  1. po, mó gordinha linda e gostosa. se tralha-se lá com ela, ela também tava lá, porque ja tinha ficado com ela. adoro as gordinhas e adorei o blog

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

:: Vestidos adequados para gordinhas ::

Oi meninas, como foi o final de semana? O verão vai chegar e nada melhor do que um vestidinho legal, então vamos ver qual modelo ficará melhor em nossos corpinhos! Precisamos ser uma gordinha saudável, buscando bons hábitos alimentares, mas sem perder o seu lado fashion. Descubra qual é o modelo mais adequado para realçar seus pontos fortes e disfarçar os defeitinhos. A consultora de moda Cibele Attallah dá as dicas para escolher o vestido que mais valoriza o seu tipo de corpo.   Fonte: manhã maior (redetv)

A moda dos cabelos ruivos !!!

Cabelo de estrela: Camila Morgado mostra o charme de ser ruiva. Camila Morgado Eu particularmente acho lindo o cabelo de Camila, aliás suas roupas na novela são perfeitas chique d+. Quem é a preferida de Cadinho ( Alexandre Borges ) em  Avenida Brasil  ainda não se sabe. Mas quando o assunto é cabelos,  Camila Morgado , a Noêmia, ganha na preferência do público. Seu visual é um dos mais solicitados no serviço de atendimento ao telespectador da Globo (CAT). A atriz exibe os fios ruivos e o penteado está sempre impecável. Ela cuida de seus cabelos no salão Fashion Clinic, no Rio de Janeiro. A colorista Branca Di Lorenzo revela para a  Contigo! Online  quais os segredos de manter a atriz ainda mais bonita. Cor:  O tom natural do cabelo de Camila é o loiro acinzentado. A cor para deixar os fios ruivoss é o loiro acobreado dourado. A cada vinte dias é feito um retoque na raiz. Tratamento:  Sempre que vai retocar a raiz no salão, a atr...

POR ONDE ANDA?!

E DANDO CONTINUIDADE, HOJE VAMOS SABER POR ONDE ANDA SÍLVIA POPOVIC, LEMBRAM?! Sílvia Poppovic é uma jornalista e apresentadora de televisão brasileira.Sílvia Poppovic formou-se em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, iniciou sua carreira na imprensa escrita e logo foi para a televisão. Em 1979, iniciou na TV Tupi. A gravidez tardia de maior evidência é  Silvia Poppovic, 44 anos. Como se fosse personagem de um de seus programas, ela se enquadra perfeitamente no tema. Durante anos, Silvia concentrou esforços em dois pontos: aproveitar a vida e investir na carreira. Morou no Exterior, namorou muito e tornou-se um dos rostos mais conhecidos da televisão brasileira. Quando ultrapassou os 40 anos, viu-se vítima de surtos de maternidade. AGORA MÃE DE ANA, SÍLVIA CURTE SUA PRINCESA. A apresentadora está afastada desde 2010, quando o “Boa Tarde” foi extinto devido à baixa audiência. Poppovic...