Pular para o conteúdo principal

Usp revela que bebês nascidos por cesárias podem crescerem obesos!


Imagem ilustrativa

Gabriela tem 12 anos, pesa 93 quilos e usa manequim número 50: é considerada uma adgem olescente obesa. A mãe, Eliene dos Santos Cadurin, conta que filha tem alimentação saudável, mas nunca conseguiu controlar o peso. "Talvez o fato dela engordar seja realmente uma tendência do organismo”.

A explicação de Eliene é cientificamente possível. Uma pesquisa desenvolvida pela USP de Ribeirão Preto (SP) comprovou que crianças nascidas de cesárea – como no caso de Gabriela – têm 58% mais chances de se tornarem adultos obesos.
     
O principal motivo, segundo os pesquisadores, é que durante a cesariana o bebê não tem contato com o canal vaginal da mãe, que contém micro-organismos – principalmente bactérias – importantes para o desenvolvimento da flora intestinal do recém-nascido.

A pesquisa avaliou 6,8 mil bebês nascidos e cujas famílias residiam em Ribeirão Preto entre junho de 1978 e maio de 1979. Em abril de 2002 e maio de 2004, 2 mil indivíduos do mesmo grupo foram selecionados e convidados para uma nova avaliação. “O objetivo era estudar se as condições do nascimento tinham alguma repercussão com fatores relacionados a doenças crônicas como diabetes e hipertensão”, explicou a pediatra e pesquisadora da USP Heloisa Bettiol.

O resultado obtido foi que 10,4% dos nascidos por parto normal tornaram-se jovens obesos, enquanto os nascidos por cesárea somaram 15,2%, independente de fatores externos como nível socioeconômico, tabagismo ou atividade física.
A pediatra Heloisa Bettiol é uma das pesquisadoras da USP de Ribeirão Preto (Foto: Adriano Oliveira/G1)A pediatra 

“Uma hipótese para esse índice é a alteração no desenvolvimento ou na composição da microbiota intestinal. Alguns estudos também apontam que a cesariana está ligada a um risco maior de desenvolver alergias e alguns tipos de câncer”, afirmou Heloisa.

Saúde pública
Para a pediatra, o aumento do número de cesáreas no país é preocupante e oferece riscos para a saúde da população em longo prazo. Segundo Heloisa, entre 1978 e 2010 o índice desse tipo de parto nos hospitais de Ribeirão passou de 30 para 60%. “Em algumas maternidades chega a 90%”, criticou. “Estamos vivendo duas epidemias: de obesidade e de cesarianas. A cesárea pode não ser determinante para que o indivíduo se torne obeso, mas, com certeza, não é a melhor opção para a saúde da criança, que é o futuro adulto.”


Fonte: olhardireto.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

:: Vestidos adequados para gordinhas ::

Oi meninas, como foi o final de semana? O verão vai chegar e nada melhor do que um vestidinho legal, então vamos ver qual modelo ficará melhor em nossos corpinhos! Precisamos ser uma gordinha saudável, buscando bons hábitos alimentares, mas sem perder o seu lado fashion. Descubra qual é o modelo mais adequado para realçar seus pontos fortes e disfarçar os defeitinhos. A consultora de moda Cibele Attallah dá as dicas para escolher o vestido que mais valoriza o seu tipo de corpo.   Fonte: manhã maior (redetv)

Quais as conseqüências de viver sem lazer?

Existem três abordagens diferentes sobre o lazer e o trabalho: 1.o trabalho é a parte séria da vida e o lazer deve estar subordinado a ele ou, então, nem mesmo existir, pois é perda de tempo; 2.o lazer é considerado como o grande objetivo da vida e o trabalho é só um meio de atingi-lo; 3. trabalho e lazer são partes iguais e de mesma importância para uma vida sadia, e cada um deles pode enriquecer consideravelmente o outro. Muitas sociedades em todo o mundo são caracterizadas pela insatisfação crescente,estresse, tédio, falta de atividade física, falta de criatividade e alienação na vida cotidiana das pessoas. Todas essas características podem ser aliviadas pela participação em atividades de lazer. Lazer se refere a uma área específica da experiência humana com seus próprios benefícios, incluindo liberdade de escolha, criatividade, satisfação, diversão e aumento de prazer e felicidade. Constitui um meio privilegiado para o desenvolvimento pessoal, social e econômico...

:: Marido humilha esposa por ser obesa ::

Gente, qd vi essa matéria fiquei pasma, e acho que vai ajudar a muitas amigas a encarar situações como essa. Quero que essa matéria sirva de exemplo para muitas de nós, não vamos deixar  ninguem nos colocar para baixo, nos sentirmos feia, de baixo astral, mesmo que o amor fale mais alto. Vc é especial, vc é forte e pode mudar tudo o que não lhe agrada. Estamos juntas e quero que vc, caso tenha passado por isso, gostaria que nos contasse, para simplesmente trocarmos informações e quem sabe podermos ajudar uma as outras. Se vc é casada, se sente envergonhada, acha que seu relacionamento já não mais o mesmo, ou na brincadeira seu esposo, namorodo ou até mesmo sua família lhe critica, sabemos que machuca, nos faz sentir feia, horrível. Gostaria de ter vários comentários, eu mesmo passo ás vezes por isso, e me machuca p caramba, sei que sou assim, talvez não queria ser, mas ouvir de outras pessoas é ruim. Vc sente vergonha, ou se sente pouco avontade qd está com seu esposo ou namo...