segunda-feira, 3 de outubro de 2011

:: Ciúme e seus limites ::

Oi pessoal, será que conseguimos parar e pensar; estou sufocando alguém ou, estou sendo sufocada por alguém, por limites é essencial e saber perceber esses limites é muito mais essencial.
foto divulgação
Segundo especialistas, o ciúme para quem sente é encarado de forma natural, e as atitudes ciumentas uma prova de amor, já para quem sofre com esse sentimento por parte do companheiro, pode ter uma sensação de pressão no relacionamento.
Normalmente as pessoas ciumentas, estão sempre querendo controlar o parceiro, telefonando a todo momento, impedindo-o de realizar determinadas atividades sem a sua presença. Os especialistas aconselham nesses casos, a sempre manter um diálogo com o indivíduo com ciúme, para tentar convecê-lo do que está certo, através da exposição de fatos convincentes, que provem que não há motivos para inseguranças. Quando ele tiver uma crise de ciúme forte, o ideal é tentar mostrá-lo o quanto sua atitude é infantil, para que aos poucos, descubra que está errado e mude seus atos. Caso ele não consiga perceber esse fato, e insistir em querer controlar o companheiro/a, é indicado procurar uma ajuda profisssional de um psicólogo ou um psiquiatra, dependendo da gravidade do caso.

Ciúme Normal

Todos os indivíduos se sentem valorizados quando observam que a pessoa que os amam sente algum tipo de ciúme deles, pois entendem essa situação como uma demosntração de amor, uma sensação de segurança na relação afetiva. É normal ter esse sentimento pelo parceiro, quando o vê, por exemplo,conversando com outra pessoa, pela inseguraça que a situação gera. Esse tipo de sensação é normal, não interferindo de forma negativa no relacionamento do casal. No entanto,quando ele passa a ser um sentimento de posse, a pessoa já demonstra um exagero, que merece maior cuidado.
foto divulgação

Ciúme Excessivo

O ciúme deixa de ser normal, quando é ele quem domina a relação do casal, onde o indivíduo ciumento vê ameaças de perder a pessoa amada, em tudo que está ao seu redor, e esse sentimento é que desperta o ciúme excessivo. Quando ele se encontra nesse estágio, coloca de lado tudo o que lhe é prazeroso, passando a espionar o parceiro, na tentativa de encontrar evidências que mostrem a infidelidade do outro, exercendo um controle sobre a vida da pessoa amada, pois vê situações ameaçadoras em toda parte, passando a cobrar demais do outro, começando brigas constantes que poderiam ser evitadas. O Indivíduo ciumento, costuma fantasiar e criar sua história inverídica, achando que está certo em suas atitudes e conclusões.

Sintomas do Ciúme Exagerado

Alguns sintomas podem indicar que a pessoa apresenta um ciúme exagerado, necessitando de ajuda profissional, entre alguns: Não aceitar que o companheiro/a saia sozinho/a com amigos; Remexer nas gavetas, celulares, coisas pessoais do outro; Ter sempre a necessidade de saber onde o outro está, telefonando ou aparecendo de supresa no local; Desconfianaça excessiva de todo mundo. Se a pessoa apresentar esses sintomas, um auxílio profissional é essencial para manter sua saúde mental e a do seu companheiro/a.

Salete Dias

Fonte:saude.culturamix

Um comentário: