Pular para o conteúdo principal

:: Varizes x Saúde ::

 Varizes

Oi meninas, vamos saber sobre as varizes, aquelas terríveis veias que aparecem em nossas pernas.
A insatisfação feminina com as varizes nas pernas é, com certeza, o fator que mais contribui para a visita ao consultório de angiologistas e cirurgiões vasculares. Mas a mulher deve entender que a questão ultrapassa o fator estético. Cuidar das varizes é cuidar da saúde. É o que afirma o médico Manuel Julio Cota, presidente da Sociedade de Angiologia e de Cirurgia Vascular Regional do Rio de Janeiro (Sbacv-RJ).
Para ele, que conversou com o SRZD, não existe problema da mulher querer ficar bonita, mas a negligência em relação ao tratamento pode levar ao desenvolvimento de complicações, como flebites, trombose venosa, alterações de pele: pigmentações, eczema e úlceras nos membros inferiores.

"É claro que toda a população precisa estar atenta à saúde do sistema circulatório, mas no caso da mulher, existem situações exclusivas - gestação, uso de medicamento anticoncepcional, reposição hormonal durante a menopausa - que fazem delas mais vulneráveis a algumas doenças vasculares", explica o especialista.

Não se pode falar em cura, mas podemos controlar as varizes. Veja como:

- Tratamento Continuado para Varizes;
- Meias elásticas;
- Evitar o Sol e o Calor;
- Evitar sauna, banhos muito quentes e demorados;
- Evitar o excesso de peso;
- Fazer exercícios, como andar, correr e nadar;
- Evitar o uso de anticoncepcionais hormonais;
- Evitar ficar sentado ou em pé por muito tempo;
- Evitar de sempre usar salto alto;

Salto alto deve ser reservado para situações especiais

Algumas mulheres costumam abusar do uso de saltos altíssimos e finos. Este hábito pode ser muito prejudicial à saúde vascular. Embora não existam estudos conclusivos sobre a relação entre varizes e o uso de sapatos com salto, sabe-se que o caminhar natural (aquele que proporciona a correta contração da panturrilha, garantindo que o sangue das pernas seja bombeado de forma eficiente de volta ao coração) é comprometido pelo salto alto.

O fluxo sanguíneo dos membros inferiores sofre as consequências e pode haver formação de coágulos ou trombos. "O uso contínuo de saltos muito altos é negativo. Por isso, a mulher deve usar saltos de no máximo três ou quatro centímetros no dia a dia. Saltos agulha devem ficar guardados para uma ocasião especial", orienta o presidente da SBACV-RJ, que concedeu entrevista ao SRZD. Acompanhe abaixo.

SRZD - Existem diferentes tipos de varizes? Por que elas se manifestam?

Manuel Julio Cota - Varizes são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem sob a superfície cutânea. Dependendo da fase em que se encontram, elas podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre.

As varizes aparecem porque os vasos perdem sua elasticidade e as válvulas não funcionam de forma eficiente, comprometendo a circulação do sangue.

SRZD - Qual é o público que procura os consultório de angiologistas e cirurgiões vasculares? Sexo, idade e por que procuram? Estética ou por uma questão de saúde?

Manuel Julio Cota - As maiores vítimas das varizes são as mulheres por causa dos hormônios femininos - principalmente a progesterona que favorece a dilatação das veias.

As varizes costumam aparecer a partir de 30 anos de idade e podem ir piorando com o passar dos anos. É pouco frequente antes dos 30 anos, mas pode acontecer de pessoas mais jovens apresentarem microvarizes.

SRZD - O que pode acontecer se a pessoas não tratar as varizes?

Manuel Julio Cota - A negligência em relação ao tratamento pode levar ao desenvolvimento de complicações, como flebites, trombose venosa, alterações de pele: pigmentações, eczema e úlceras nos membros inferiores.

SRZD - O salto alto também pode resultar no aparecimento de varizes? Por que o aparecimento de varizes pode também está relacionado ao uso frequente desse tipo de calçado?

Manuel Julio Cota - Embora não existam estudos conclusivos sobre a relação entre varizes e o uso de sapatos com salto, sabe-se que o caminhar natural (aquele que proporciona a correta contração da panturrilha, garantindo que o sangue das pernas seja bombeado de forma eficiente de volta ao coração) é comprometido pelo salto alto.

O uso contínuo de saltos muito altos é negativo. Por isso, a mulher deve usar saltos de no máximo três ou quatro centímetros no dia a dia. Saltos agulha devem ficar guardados para uma ocasião especial", orienta o presidente da SBACV-RJ.

Fonte: srdz

Comentários

  1. É, eu tenho 16 anos e tenho muitas varizes.
    Odeio o verão por isso, minhas pernas são feias e não gosto que fiquem a mostra :(

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

:: Vestidos adequados para gordinhas ::

Oi meninas, como foi o final de semana? O verão vai chegar e nada melhor do que um vestidinho legal, então vamos ver qual modelo ficará melhor em nossos corpinhos! Precisamos ser uma gordinha saudável, buscando bons hábitos alimentares, mas sem perder o seu lado fashion. Descubra qual é o modelo mais adequado para realçar seus pontos fortes e disfarçar os defeitinhos. A consultora de moda Cibele Attallah dá as dicas para escolher o vestido que mais valoriza o seu tipo de corpo.   Fonte: manhã maior (redetv)

Quais as conseqüências de viver sem lazer?

Existem três abordagens diferentes sobre o lazer e o trabalho: 1.o trabalho é a parte séria da vida e o lazer deve estar subordinado a ele ou, então, nem mesmo existir, pois é perda de tempo; 2.o lazer é considerado como o grande objetivo da vida e o trabalho é só um meio de atingi-lo; 3. trabalho e lazer são partes iguais e de mesma importância para uma vida sadia, e cada um deles pode enriquecer consideravelmente o outro. Muitas sociedades em todo o mundo são caracterizadas pela insatisfação crescente,estresse, tédio, falta de atividade física, falta de criatividade e alienação na vida cotidiana das pessoas. Todas essas características podem ser aliviadas pela participação em atividades de lazer. Lazer se refere a uma área específica da experiência humana com seus próprios benefícios, incluindo liberdade de escolha, criatividade, satisfação, diversão e aumento de prazer e felicidade. Constitui um meio privilegiado para o desenvolvimento pessoal, social e econômico...

:: Marido humilha esposa por ser obesa ::

Gente, qd vi essa matéria fiquei pasma, e acho que vai ajudar a muitas amigas a encarar situações como essa. Quero que essa matéria sirva de exemplo para muitas de nós, não vamos deixar  ninguem nos colocar para baixo, nos sentirmos feia, de baixo astral, mesmo que o amor fale mais alto. Vc é especial, vc é forte e pode mudar tudo o que não lhe agrada. Estamos juntas e quero que vc, caso tenha passado por isso, gostaria que nos contasse, para simplesmente trocarmos informações e quem sabe podermos ajudar uma as outras. Se vc é casada, se sente envergonhada, acha que seu relacionamento já não mais o mesmo, ou na brincadeira seu esposo, namorodo ou até mesmo sua família lhe critica, sabemos que machuca, nos faz sentir feia, horrível. Gostaria de ter vários comentários, eu mesmo passo ás vezes por isso, e me machuca p caramba, sei que sou assim, talvez não queria ser, mas ouvir de outras pessoas é ruim. Vc sente vergonha, ou se sente pouco avontade qd está com seu esposo ou namo...