quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Estresse, Ansiedade e Obesidade. Quem vem primeiro?


Imagem Ilustrativa

Falando sério! O estresse, ansiedade e distúrbios do sono estão, direta ou indiretamente, ligados ao sobrepeso e obesidade de crianças ou adultos. A relação entre a ocorrência dessas condições e o aumento de peso é cíclica: um pode ocasionar o outro. De acordo com a Dra. Márcia Varejão, médica pediatra e homeopata, o importante é descobrir qual é o real agente causador, ou seja, se o peso elevado é a causa do estresse, ansiedade e das dificuldades para dormir; ou se essas são as causas do sobrepeso.
                        
A especialista explica que podem acontecer as duas situações, em qualquer ordem. “Quando, por exemplo, uma criança está muito ansiosa e estressada, existe uma tendência em comer mais e sem necessidade, por impulso, e isso a faz engordar. Por outro lado, quando já existe o sobrepeso ou obesidade, ela pode começar a desenvolver outros problemas, especialmente o estresse e a ansiedade”.

Algumas dicas de como evitar essas situações:

- Estabelecer uma rotina adequada e saudável: de acordo com a médica, quando se tem horários organizados, as chances de comer em ocasiões dispersas diminuem e, também, minimizam-se as chances de se estressar com as tarefas em excesso. “Tudo tem uma hora adequada e isso facilita, inclusive, na hora de dormir”.

- Praticar atividades físicas: exercícios melhoram a disposição, trazem benefícios físicos e psicológicos e também ajudam na perda de peso.

- Diminuir as horas na frente do computador e televisão: o sedentarismo está entre as principais causas de várias doenças, inclusive a obesidade.

 Fonte: Monica Giacomini/Barcelona Soluções Corporativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário