Pular para o conteúdo principal

È possível ser gordinho e saudável ao mesmo tempo?


Diz o senso comum que o corredor ideal tem um corpo "esbelto, alto e gracioso". Mas eis que, em uma prova de 5 km, alguém que não tem nenhuma dessas características (pelo contrário, não é muito alto e até ostenta uma barriguinha...) passa correndo por nós a toda velocidade e faz com que perguntemos: será que existe mesmo uma só aparência para quem está em boa forma? Pois alguns estudos mostram que pessoas que estão acima do peso e praticam exercícios podem ser saudáveis, do ponto de vista cardiovascular, e mesmo viver mais quando comparadas a “magrelos” sedentários.

Pedimos a opinião de dois especialistas norte-americanos sobre esse assunto. Glenn Gaesser, diretor do Healthy Lifestyles Research Center (centro de pesquisas de estilo de vida saudável), na Arizona State University, afirma que é possível estar em forma e acima do peso ao mesmo tempo. Mas a Dra. Amy Weinstein, mestre em Saúde Pública e professora-adjunta na Harvard Medical School, que estuda os impactos da obesidade e dos exercícios sobre as doenças, discorda. Saiba o porquê nas respostas abaixo. Os “sim” são de Glenn. Os “não”, de Amy.

É possível estar acima do peso e ser saudável? 
SIM: Praticamente todos os problemas de saúde relacionados ao peso podem melhorar muito ou até alcançar a cura com a prática moderada de exercícios, mesmo no caso de pessoas que estão acima do peso. A quantidade de exercícios necessária para se alcançar um nível de condicionamento físico que reduza significativamente o risco de doenças e de mortalidade é equivalente a uma caminhada rápida de 30 minutos por dia, cinco vezes por semana, ou uma corrida de 20 a 30 minutos por dia, três vezes por semana.

NÃO: Com base em pesquisas que eu acompanhei e estudos que realizei, a atividade física parece não reverter completamente os efeitos maléficos do excesso de peso sobre o diabetes e as doenças cardiovasculares. O motivo disso não é claro, mas pode ser devido a hormônios e proteínas que regulam o peso e têm efeito sobre doenças crônicas, e que não podem ser revertidos pela atividade física.

Mas uma "bola de gordura" é realmente capaz de correr mais do que uma "máquina esguia"? 
SIM: É possível que uma pessoa mais pesada seja mais rápida que um corredor mais magro se o corredor pesado tiver os ingredientes necessários para se ter uma resistência melhor, ou seja, VO2 máx mais alto, limiar de lactato mais elevado e melhor economia de corrida. Além disso, os genes desempenham um papel muito importante nesse aspecto, assim como a experiência.
NÃO: Bem, é claro que isso não é impossível. Mas uma pessoa que esteja acima do peso seria mais rápida se emagrecesse. A perda de cerca de 900 gramas teoricamente aumenta a velocidade em cerca de 1 metro por minuto de corrida. Então, se um corredor corre 5 km em 20 minutos, se ele emagrecesse 900 gramas, ele seria 5 segundos mais rápido, no geral.

Os corredores pesados se machucam com a mesma frequência que os corredores magros?

NÃO: O sobrepeso aumenta o risco de artrite. Pesquisas mostram que pessoas obesas têm risco quase três vezes maior de apresentar artrite nos joelhos. Então, faz sentido dizer que os corredores pesados têm maior risco de lesões nas articulações.

Consumir menos calorias é a melhor maneira de emagrecer?

SIM: Aqui, ambos os especialistas concordam. Se quisermos perder peso, restringir o consumo de calorias é o caminho certo, mas também seria mais saudável fazer exercícios. Em um grande estudo publicado em 2010, pesquisadores analisaram um grupo de pessoas que fez dieta isolada e um grupo que fez dieta combinada a exercícios. Ambos os grupos mantiveram exatamente o mesmo déficit de caloria a cada dia e, portanto, perderam a mesma quantidade de peso. Mas o grupo que fez dieta e exercícios apresentou mudanças muito melhores em alguns marcadores de saúde. Além disso, os exercícios de resistência podem aumentar a massa muscular e o fato de se ter mais músculos pode ajudar a queimar mais calorias, mesmo quando se está em repouso. Fazer exercícios também é muito bom para ajudar a evitar o ganho de peso depois do emagrecimento. Então, para as pessoas que têm uma determinação inabalável em tentar perder peso, a mensagem é que elas podem perder alguns quilos fazendo dieta, mas para ficar livre deles será preciso fazer exercícios. E, com isso, elas terão também mais saúde.

Os benefícios dos exercícios são mais importantes que perder peso? 
foto divulgação
SIM: A atividade física pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares, independentemente do peso. Podemos pensar em aumentar o colesterol bom, o HDL, ou diminuir o ruim, o LDL, ou diminuir a pressão arterial, e assim por diante; todos esses aspectos podem melhorar com a prática de exercícios, mesmo que a pessoa não emagreça, o que resulta em menor risco de doenças cardiovasculares. A atividade física parece ter um efeito importante sobre os riscos de mortalidade gerais e, novamente, isso independe do peso.
NÃO: Os exercícios podem melhorar a saúde, mas podemos listar mais 50 problemas de saúde – de diabetes a artrite, refluxo ácido, apneia do sono e alguns tipos de câncer – que resultam de complicações decorrentes do excesso de peso. Mesmo emagrecer apenas de 2 a 4,5 quilos já ajuda a diminuir o risco de ter esses problemas.

Então é mais importante fazer exercícios que perder peso? 

SIM: Foi observado que aproximadamente duas vezes mais pessoas alcançam suas metas de exercícios, comparado às metas de redução de peso. Mas a prática de exercícios pode ou não levar à redução do peso. Nos últimos 30 anos, milhões de norte-americanos vêm tentando perder peso e, ainda assim, eles estão mais pesados agora do que nunca. Portanto, alguma coisa não está dando certo. Então, em vez de enfatizar a perda de peso, é melhor se concentrar em conseguir um bom condicionamento físico. Em vez de pensar em perder 13 quilos, que tal pensar em caminhar durante 30 minutos?
NÃO: Eu gostaria que os exercícios — juntamente com uma dieta saudável — fossem promovidos como uma forma de se resolver a epidemia de obesidade. Eu coordeno um programa clínico de controle do peso e venho tentando fazer com que meus pacientes percam peso. Descobri que, na verdade, não é tão difícil mudar o comportamento das pessoas, nesse caso dieta e atividades físicas. Os norte-americanos simplesmente precisam fazer mais exercícios e emagrecer.

 Fonte: exame.abril.com.br

Comentários

  1. Parabens pelo post, eu sempre fui gordinho, do tipo endomórfico, porem nunca fui sedentário, e por experiência própria digo: Estar saudavel é mais importante que estar magro, principalmente pela nossa caracteristica fisica, estar sempre se exercitando (2 ou 3 vezes por semana), buscar uma alimentação mais saudavel basta para se ter uma boa qualidade de vida, percebo que mesmo por estar acima do peso ideal, em algumas atividades fisicas eu tenho muito mais resistencia que muitos "magrinhos" e mais novos que eu, então assuma-se e seja feliz procure abitos saudaveis e viva feliz!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. parabens,precisamos ensinar as pessoas que saúde em primeiro lugar,magrinhos(as)ou gordinhos(as)oque realmente importa eh ser saudável!
    (mas minha opinião pessoal quem gosta de osso eh cachorro!)
    bjks!,seguindo seu blog se kiser retribuir:
    http://dadamontteiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Trabalhe como divulgador (a) da FR promotora.
    Já pensou em faturar até R$ 8.818,25 no mês? Ter chip da Nextel (ou de outra operadora) com conta mensal paga, Plano de Saúde e muito mais? Pois é, isso é possível! Isto é FR promotora, desde 1998 atuando no mercado, é a sua empresa de renda online que lhe dará uma excelente oportunidade de emprego, esteja você desempregado ou trabalhando. A sua única tarefa será realizar divulgações! Isso mesmo! Aproveite suas horas vagas! Você ganhará dinheiro até enquanto dorme.
    Para maiores informações, acesse: www.frpromotora.com/rosanacarlos89066 e confira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quais as conseqüências de viver sem lazer?

Existem três abordagens diferentes sobre o lazer e o trabalho: 1.o trabalho é a parte séria da vida e o lazer deve estar subordinado a ele ou, então, nem mesmo existir, pois é perda de tempo; 2.o lazer é considerado como o grande objetivo da vida e o trabalho é só um meio de atingi-lo; 3. trabalho e lazer são partes iguais e de mesma importância para uma vida sadia, e cada um deles pode enriquecer consideravelmente o outro. Muitas sociedades em todo o mundo são caracterizadas pela insatisfação crescente,estresse, tédio, falta de atividade física, falta de criatividade e alienação na vida cotidiana das pessoas. Todas essas características podem ser aliviadas pela participação em atividades de lazer. Lazer se refere a uma área específica da experiência humana com seus próprios benefícios, incluindo liberdade de escolha, criatividade, satisfação, diversão e aumento de prazer e felicidade. Constitui um meio privilegiado para o desenvolvimento pessoal, social e econômico

Esquadrão da Moda Plus Size

Olá! Acredito que vcs já assistiram o programa Esquadrão da Moda. Pois é, então selecionei alguns episódios de mulheres plus size precisando de uma ajuda no look. Hoje vamos conhecer um pouco sobre a Amanda Pina. Vamos assitir?! Se quiserem podem deixar suas opiniões. Para se inscrever no Esquadrão da Moda   Clique Aqui.

Ganhe dinheiro em casa! Acessórios femininos

A quarentena tirou o sono de muitas famílias, mas venho lhe oferecer ser dona do seu próprio negócio.  O mercado da #moda está aquecendo. Revenda acessórios artesanais. São colares que toda mulher precisa e gosta de usar. 💋 Colares são peças chaves para qualquer look.  Peças a partir de R$12,00 no atacado Lucro garantido de 100%  👍 Entre em contato e solicite catálogo  Entre em contato  Instagram @mimos_depano  email: mimosdepano66@gmail.com #acessoriosfemininos #ganhe dinheiro #modafeminina