Pular para o conteúdo principal

A Obesidade é genético ?


Imagem Ilustrativa



Conhecer a chamada "classe de risco" é determinante para o sucesso no tratamento para emagrecer.
Algumas pessoas são naturalmente mais "gordinhas" do que outras e, por mais incrível do que possa
parecer, essa circunstância não está unicamente na alimentação e no estilo de vida. Na verdade, ela também pode estar relacionada a um gene do DNA que determina a predisposição para obesidade.

Em 2017, segundo o Ministério da Saúde, uma em cada cinco pessoas no Brasil está acima do peso . A prevalência da doença passou de 11,8%, em 2006, para 18,9%, em 2016. Fica claro, portanto, que a obesidade aumentou rapidamente nas últimas décadas e isso se deu, basicamente, por fatores não saudáveis da própria sociedade como, por exemplo, a grande oferta de alimentos "fast-food" e o sedentarismo. No entanto, mesmo nesse ambiente propício ao acúmulo de gordura, a obesidade nem sempre tem as mesmas causa para todos, pois, algumas pessoas realmente tendem a serem mais obesas.

O gene do DNA que tem sido o mais forte e frequentemente associado à suscetibilidade à obesidade é o gene associado a gordura e à obesidade , que tem grande influência sobre o Índice de Massa Corporal (IMC).

Pesquisadores da University College London conduziram um estudo que incluiu 359 homens saudáveis com peso normal que foram divididos entre aqueles que tinham genes de alto risco e aqueles que estavam em baixo risco.

O estudo, publicado no Journal of Clinical Investigation, mostrou que pessoas com a variante de alto risco para obesidade aumentaram os níveis circulantes da grelina - conhecimento como "hormônio da fome" - depois de terem comido. Depois de comer, o nível de grelina não caiu tão baixo nesses indivíduos de alto risco como entre os de baixo risco. Também começou a subir mais rapidamente após as refeições, sugerindo que aqueles com alto risco não suprimiam a grelina apropriadamente depois de comer.

Além disso, em outro estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Oxford, o gene da obesidade pareceu ter uma influência significativa na quantidade de células de gordura produzidas em resposta ao excesso de consumo.Um dos autores da pesquisa em Oxford disse que indivíduos com altos níveis do gene podem ter maior probabilidade de se tornarem obesos devido ao aumento da produção de células adiposas, o que expande a capacidade de armazenamento e favorece a deposição de energia sobre a queima de energia.

Por conta disso, conhecer como o gene da obesidade afeta o risco de ficar acima do peso é fundamental para ajudar os pacientes que tem tal predisposição. O médico Dr. Rafael Angelim, membro da Colégio Americano de Medicina Esportiva, afirmou que um dos exames mais importantes para determinar o tratamento adequado aos pacientes acima do peso é o que demonstra se a pessoa tem ou não alto risco para obesidade através deste gene, é o chamado "mapeamento genético" .


Fonte: www.terra.com.br/noticias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A moda dos cabelos ruivos !!!

Cabelo de estrela: Camila Morgado mostra o charme de ser ruiva. Camila Morgado Eu particularmente acho lindo o cabelo de Camila, aliás suas roupas na novela são perfeitas chique d+. Quem é a preferida de Cadinho ( Alexandre Borges ) em  Avenida Brasil  ainda não se sabe. Mas quando o assunto é cabelos,  Camila Morgado , a Noêmia, ganha na preferência do público. Seu visual é um dos mais solicitados no serviço de atendimento ao telespectador da Globo (CAT). A atriz exibe os fios ruivos e o penteado está sempre impecável. Ela cuida de seus cabelos no salão Fashion Clinic, no Rio de Janeiro. A colorista Branca Di Lorenzo revela para a  Contigo! Online  quais os segredos de manter a atriz ainda mais bonita. Cor:  O tom natural do cabelo de Camila é o loiro acinzentado. A cor para deixar os fios ruivoss é o loiro acobreado dourado. A cada vinte dias é feito um retoque na raiz. Tratamento:  Sempre que vai retocar a raiz no salão, a atriz passa por um processo de hidrat

POR ONDE ANDA?!

E DANDO CONTINUIDADE, HOJE VAMOS SABER POR ONDE ANDA SÍLVIA POPOVIC, LEMBRAM?! Sílvia Poppovic é uma jornalista e apresentadora de televisão brasileira.Sílvia Poppovic formou-se em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, iniciou sua carreira na imprensa escrita e logo foi para a televisão. Em 1979, iniciou na TV Tupi. A gravidez tardia de maior evidência é  Silvia Poppovic, 44 anos. Como se fosse personagem de um de seus programas, ela se enquadra perfeitamente no tema. Durante anos, Silvia concentrou esforços em dois pontos: aproveitar a vida e investir na carreira. Morou no Exterior, namorou muito e tornou-se um dos rostos mais conhecidos da televisão brasileira. Quando ultrapassou os 40 anos, viu-se vítima de surtos de maternidade. AGORA MÃE DE ANA, SÍLVIA CURTE SUA PRINCESA. A apresentadora está afastada desde 2010, quando o “Boa Tarde” foi extinto devido à baixa audiência. Poppovic fez

Seriado Mike e Molly - Um casal de peso

Oi pessoal! Atendendo á pedidos... rsss, não sei se já viram ou ouviram comentar sobre um seriado de um casal de gordinhos americanos?! Recomendo aos gordinhos bem humorados kkkk. Comédia traz casal que se conhece em reunião dos Comedores Compulsivos. 'Um gordo em Hollywood, será o vilão, o policial ou o vizinho', brinca ator. Os gordinhos chegaram á Hollywood, e o ator Billy Gardell não poderia estar mais satisfeito com isso. Depois de anos trabalhando como humorista e ator figurante, Gardell agora é o protagonista da nova comédia romântica "Mike and Molly", que a rede CBS começará a transmitir em setembro e que trata de duas pessoas que se conhecem em um grupo de auto-ajuda da organização Comedores Compulsivos. A iniciativa de inserir personagens mais encorpados na televisão faz parte de uma tendência que, de acordo com produtores, reflete o aumento da incidência de obesidade entre os americanos. Gardell não tem problema em descrever-se como gordo e, em uma convers