Pular para o conteúdo principal

Estudos médicos alegam que gordinhos vivem mais!


Ter alguns quilinhos a mais na balança não é necessariamente de todo mal, pelo contrário: pode acrescentar alguns anos de vida. Em um mundo onde a silhueta magra e livre de gordura é cultuada como sinônimo de saúde, essa informação é de se estranhar – e foi justamente o que aconteceu.
Um estudo recente, publicado no Journal of the Medical American Association (JAMA), sugere que pessoas com discreto aumento de peso (sobrepeso) viveriam mais do que indivíduos com peso normal. Os resultados da meta-análise – levantamento de uma série de trabalhos científicos – mostram que pessoas com sobrepeso tiveram 6% menor risco de mortalidade por todas as causas quando comparados aos demais.

Imagem ilustrativa

De acordo com o cirurgião Andrey Carlo Sousa da Silva, da clínica Gastro Obeso Center,de São Paulo, “a pesquisa foi um estudo muito infeliz nas suas colocações, pois os riscos aumentam nesses casos”. Segundo ele, “O IMC – correlação entre peso e altura – é um parâmetro, mas não é o único. Além disso, a pesquisa não tem dados concretos, muito menos embasamento cientifico”. Andrey alerta que pessoas com sobrepeso e obesidade grau um tem risco de morte de 20% e esse risco aumenta para 28% quando associado a tabagismo, sedentarismo e doenças cardiovasculares.

Claudia Chang, coordenadora e professora de pós-graduação em endocrinologia do Instituto Superior de Medicina, concorda que o parâmetro baseado no IMC não reflete a qualidade do peso corporal, indicado pelo percentual de gordura e massa magra. “Além disto, outro parâmetro não avaliado foi a circunferência abdominal, que tem correlação direta com gordura visceral. Por exemplo, um indivíduo com sobrepeso pode ter um percentual baixo de gordura com grande quantidade de massa magra (músculo). Na balança ele tem sobrepeso, mas sua composição corporal é excelente”, explicou.

Ela explica que outro problema da pesquisa é considerar mortalidade por todas as causas e não apenas mortalidade por risco cardiovascular, que tem uma relação mais significativa com o excesso de peso. “A mensagem mais importante deste estudo é que, embora a correlação entre peso corporal e mortalidade por todas as causas pareça beneficiar os mais ‘gordinhos’, isto não pode ser traduzido como algo inquestionável. No final das contas, dieta saudável e atividade física ainda são, de longe, a melhor maneira de garantir mais anos de vida”, reforça Claudia.

Fonte: Terra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

:: Vestidos adequados para gordinhas ::

Oi meninas, como foi o final de semana? O verão vai chegar e nada melhor do que um vestidinho legal, então vamos ver qual modelo ficará melhor em nossos corpinhos! Precisamos ser uma gordinha saudável, buscando bons hábitos alimentares, mas sem perder o seu lado fashion. Descubra qual é o modelo mais adequado para realçar seus pontos fortes e disfarçar os defeitinhos. A consultora de moda Cibele Attallah dá as dicas para escolher o vestido que mais valoriza o seu tipo de corpo.   Fonte: manhã maior (redetv)

Quais as conseqüências de viver sem lazer?

Existem três abordagens diferentes sobre o lazer e o trabalho: 1.o trabalho é a parte séria da vida e o lazer deve estar subordinado a ele ou, então, nem mesmo existir, pois é perda de tempo; 2.o lazer é considerado como o grande objetivo da vida e o trabalho é só um meio de atingi-lo; 3. trabalho e lazer são partes iguais e de mesma importância para uma vida sadia, e cada um deles pode enriquecer consideravelmente o outro. Muitas sociedades em todo o mundo são caracterizadas pela insatisfação crescente,estresse, tédio, falta de atividade física, falta de criatividade e alienação na vida cotidiana das pessoas. Todas essas características podem ser aliviadas pela participação em atividades de lazer. Lazer se refere a uma área específica da experiência humana com seus próprios benefícios, incluindo liberdade de escolha, criatividade, satisfação, diversão e aumento de prazer e felicidade. Constitui um meio privilegiado para o desenvolvimento pessoal, social e econômico...

:: Marido humilha esposa por ser obesa ::

Gente, qd vi essa matéria fiquei pasma, e acho que vai ajudar a muitas amigas a encarar situações como essa. Quero que essa matéria sirva de exemplo para muitas de nós, não vamos deixar  ninguem nos colocar para baixo, nos sentirmos feia, de baixo astral, mesmo que o amor fale mais alto. Vc é especial, vc é forte e pode mudar tudo o que não lhe agrada. Estamos juntas e quero que vc, caso tenha passado por isso, gostaria que nos contasse, para simplesmente trocarmos informações e quem sabe podermos ajudar uma as outras. Se vc é casada, se sente envergonhada, acha que seu relacionamento já não mais o mesmo, ou na brincadeira seu esposo, namorodo ou até mesmo sua família lhe critica, sabemos que machuca, nos faz sentir feia, horrível. Gostaria de ter vários comentários, eu mesmo passo ás vezes por isso, e me machuca p caramba, sei que sou assim, talvez não queria ser, mas ouvir de outras pessoas é ruim. Vc sente vergonha, ou se sente pouco avontade qd está com seu esposo ou namo...