Pular para o conteúdo principal

:: Unhas fracas e quebradiças nunca mais! ::

Dermatologistas ensinam como combater problemas; veja sugestões de produtos.


Foto divulgação
As brasileiras adoram estar com as unhas sempre coloridas e seguem as tendências da moda. Mas não é só com a beleza que elas devem se preocupar. As unhas são uma parte do corpo que merece muitos cuidados e atenção. Algumas mulheres, por exemplo, sofrem com unhas fracas e quebradiças.

Conheça os produtos que protegem suas unhas
No entanto, existem hoje no mercado uma série de produtos que ajudam a combater esse tipo de problema, como fortalecedores e endurecedores de unhas. Para a dermatologista da Universidade Estadual de São Paulo, Alessandra Haddad, é preciso ter cautela na hora de optar por endurecedores.

O produto ajuda a aumentar a força das unhas quebradiças, porém, deve ser usado com cuidado, já que o componente principal é o formaldeído que, se usado em concentrações muito altas - acima de 10%, por exemplo - pode ser prejudicial à unha e danificá-la.

Unhas fracas, em alguns casos, pode ser sinônimos de problemas de saúde. Geralmente unhas com fungos ficam com aspecto poroso e podem sofrer alterações de cor. Outras manifestações são as pontas quebradiças, finas e que dobram com facilidade. Sulcos ou rachaduras também podem ser indicações de problemas à vista.

Mas segundo a dermatologista, os motivos mais comuns para o enfraquecimento das unhas é a falta de vitaminas, principalmente dos tipos A e B e dos sais minerais como zinco, iodo e ferro. Além disso, algumas doenças, como alteração de tireoide e anemia, podem causar esse efeito.

O tempo em que o esmalte fica sobre as unhas também deve ser analisado. Há um certo período permitido antes que cause problemas, como explica Robertha Nakamura, coordenadora do C.E.U. (Centro de Estudos da Unha) do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

- O ideal é que o esmalte fique até sete dias nas mãos e até 15 dias nos pés. O esmalte de cor vermelha e os mais escuros penetram na unha deixando-as com uma tonalidade amarelada quando usados por muito tempo e por repetidas vezes.

Outra grande inimiga é a acetona. Este composto químico desidrata as unhas, o que pode facilitar e colaborar para o enfraquecimento. Mas já são comercializadas opções de removedores de esmalte sem acetona, acrescenta doutora Robertha.

- O removedor de esmalte já possui menos quantidade de acetona, mas atualmente existem os removedores sem acetona que podem ser encontrados em qualquer farmácia.

Cuide bem das cutículas

Uma das grandes dúvidas das mulheres é em relação a cutícula. Afinal de contas, é melhor mesmo não retirá-las com alicate e apenas se livrar do excesso de pele?

Neste quesito, as duas dermatologistas são categóricas: a cutícula serve como um protetor das unhas e ao retirá-la o organismo fica mais exposto a fungos e a diversos tipos de bactérias. Por isso, doutora Robertha explica que o grande número de doenças de unha no Brasil é resultado do hábito da mulheres de retirar a cutícula.

Nos Estados Unidos e na Europa, os agentes de saúde que cuidam das unhas, podólogos, manicures e pedicures não fazem esse tipo de procedimento.

O indicado é usar cremes que removem apenas o excesso de cutícula, sem tirar a proteção natural das unhas. Como explica doutora Alessandra:

- O manuseio deve ser feito com removedores de cutículas que dissolvam o excesso de tecido na placa das unhas. O produto deve ser aplicado com algodão. Profissionais da área de saúde não devem remover a cutícula para não aumentar o risco de infecção.

Agora que você já teve dicas de como cuidar bem das unhas, veja a nossa galeria com sugestões de produtos que vão auxiliar a ter mãos e unhas saudáveis e bem hidratadas. 
Fonte: R7

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

:: Vestidos adequados para gordinhas ::

Oi meninas, como foi o final de semana? O verão vai chegar e nada melhor do que um vestidinho legal, então vamos ver qual modelo ficará melhor em nossos corpinhos! Precisamos ser uma gordinha saudável, buscando bons hábitos alimentares, mas sem perder o seu lado fashion. Descubra qual é o modelo mais adequado para realçar seus pontos fortes e disfarçar os defeitinhos. A consultora de moda Cibele Attallah dá as dicas para escolher o vestido que mais valoriza o seu tipo de corpo.   Fonte: manhã maior (redetv)

Quais as conseqüências de viver sem lazer?

Existem três abordagens diferentes sobre o lazer e o trabalho: 1.o trabalho é a parte séria da vida e o lazer deve estar subordinado a ele ou, então, nem mesmo existir, pois é perda de tempo; 2.o lazer é considerado como o grande objetivo da vida e o trabalho é só um meio de atingi-lo; 3. trabalho e lazer são partes iguais e de mesma importância para uma vida sadia, e cada um deles pode enriquecer consideravelmente o outro. Muitas sociedades em todo o mundo são caracterizadas pela insatisfação crescente,estresse, tédio, falta de atividade física, falta de criatividade e alienação na vida cotidiana das pessoas. Todas essas características podem ser aliviadas pela participação em atividades de lazer. Lazer se refere a uma área específica da experiência humana com seus próprios benefícios, incluindo liberdade de escolha, criatividade, satisfação, diversão e aumento de prazer e felicidade. Constitui um meio privilegiado para o desenvolvimento pessoal, social e econômico...

:: Marido humilha esposa por ser obesa ::

Gente, qd vi essa matéria fiquei pasma, e acho que vai ajudar a muitas amigas a encarar situações como essa. Quero que essa matéria sirva de exemplo para muitas de nós, não vamos deixar  ninguem nos colocar para baixo, nos sentirmos feia, de baixo astral, mesmo que o amor fale mais alto. Vc é especial, vc é forte e pode mudar tudo o que não lhe agrada. Estamos juntas e quero que vc, caso tenha passado por isso, gostaria que nos contasse, para simplesmente trocarmos informações e quem sabe podermos ajudar uma as outras. Se vc é casada, se sente envergonhada, acha que seu relacionamento já não mais o mesmo, ou na brincadeira seu esposo, namorodo ou até mesmo sua família lhe critica, sabemos que machuca, nos faz sentir feia, horrível. Gostaria de ter vários comentários, eu mesmo passo ás vezes por isso, e me machuca p caramba, sei que sou assim, talvez não queria ser, mas ouvir de outras pessoas é ruim. Vc sente vergonha, ou se sente pouco avontade qd está com seu esposo ou namo...